Trinta e Nove anos atras nascia um mito! Um dos maiores jogadores da Historia do Futebol Brasileiro, um dos maiores Idolos da Historia do Club de Regatas Vasco da Gama (provavelmente o segundo maior idolo).
Edmundo Alvez de Souza Neto, mais conhecido como Edmundo completa hoje 39 anos de idade. Uma carreira brilhante marcada por Glorias, Gols, Recordes, Títulos, Controvérsias, Polêmicas, Fama e muito amor ao Gigante da Colina, clube o qual ele mais brilhou e que se declara Torcedor!!
Começou sua trajetoria no futebol pelo Vascão em 1992 onde logo de cara conquistou o campeonato carioca, que por sinal foi invicto e foi o primeiro titulo do tri campeonato estadual que ganhamos(92/93/94).
Marcas registradas do Animal (apelido que ganhou pela sua entrega dentro de campo e tambem pelo seu temperamento forte) eram sua raça, sua arrancada fulminante, seus gols que na maioria das vezes eram belos e suas provocações aos rivais nas comemorações de seus gols.
A Equipe que Edmundo mais castigou em toda sua carreira foi o nosso eterno e maior rival: O Flamerda! Na descisão do Carioca em 92 tinhamos de um Junior Capacete veterano e idolo dos rubro negros e do nosso lado Roberto Dinamite nosso maior Idolo e tambem ja veterano mas quem roubou a cena mesmo foi o Animal. Recebendo a bola na entrada da area gingou na frente do zagueiro Junior Baiano e mandou um foguete para o gol. Vasco Campeao e Edmundo ja mostrando seu futebol.
Outra partida memoravel foi o 4x2 novamente contra a Mulambada em 1992. Edmundo recebe lindo passe , deixa o mulambo no chão e deixa mais uma vez sua marca no Classico.
Em 1996, Campeonato Brasileiro Vasco x Flamengo, Massacramos nosso rival por 4x1 e Edmundo marcou 3 vezes na partida. Mais a maior lembrança foi na Semi Final do Brasileirao de 1997. O Vasco elimina o menguinho por 4x1 novamente e o animal balança a rede 3 vezes, sendo esses um mais lindo que o outro, destaque para o ultimo que ele recebe a bola na area, ginga na frente da zaga da mulambada e bate cruzado. Na Comemoração ele sai rebolando e dando tchauzinho pros flamerdistas. Uma partida Inesquecivel.
Na Final da taça rio de 1999, Edmundo deixou mais 2 na conta dos Carniceiros na vitoria de 2x0 do Vascão.
Edmundo é o Terceiro maior Artilheiro da Historia do Campeonato Brasileiro, esta na frente de Zico e perde apenas para Dinamite e Romario, ambos idolos do Vasco. É o maior artilheiro de uma Edição de campeonato Brasileiro(1997 na era mata-mata com 29 gols) e é jogador brasileiro que mais fez gols numa partida oficial: 6 gols na goleada de 6x0 do Vasco no Uniao São João de Araras. Pela Seleção Brasileira ele foi Campeao da Copa America em 1997.
Gol Inesquecivel sem duvida foi o terceiro em cima do Manchester, em pleno maracanã Edmundo deixa o zagueiro Silvestre sem pai e nem mão para fazer um Golaço. 3x1 para o Vascão!
Nem tudo sempre foi felicidade, Edmundo tambem teve seus momentos dificeis, como por exemplo no penalti Perdido contra o Corinthians na final do Mundial em 2000, mas como um bom Vascaino Edmundo sempre esteve ao lado do Vasco: Nas alegrias como no Campeonato Brasileiro de 97, nas suas partidas e gols inesqueciveis(principalmente contra o Flamengo) ; e nas tristezas quando estava na equipe do Vasco lutando contra o Rebaixamento que nao pode ser evitado!
Mais que um Craque, muito mais que um Idolo. Um Vascaino!
Teve jogador que torce pra outro time e tem estatua em São Janu.... Edmundo entao merecia uma em frente ao estadio.
Edmundo marcou uma geração de torcedores Vascainos e nunca sera esquecido!
Um jogador que iniciou e terminou sua carreira aqui! Passou por varios clubes, teve uma carreira brilhante tambem no Palmeiras mas nenhum outro time marcou tanto o Animal como o Vasco e poucos jogadores marcaram tanto o Vasco como Edmundo Alvez de Souza Neto!
Parabens Edmundo e Obrigado, obrigado por tudo!
Ahhh é Edmundooooooooo!